Um exemplo de como a cidade pode ser fonte de aprendizado foi apresentado na tarde dessa quinta-feira (23/5) a uma comitiva de participantes do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que visitou a Rua da Cidadania Cajuru e foram apresentados ao Fab Lab Cajuru, primeiro laboratório de prototipagem público do Brasil.
Inaugurado em 2019 pelo prefeito Rafael Greca, o Fab Lab incentivando a criatividade, inovação e a cultura do “faça você mesmo” na cidade e impressionou os visitantes, congressistas vindos de Passo Fundo (RS), Brasilândia (SP), Camapuã (MS), Londrina (PR), Belo Horizonte (MG), Évora (Portugal) e Belém (PA).
“Apresentei os equipamentos, como a impressora 3D, a fresadora e como o espaço é aberto à população e como contribui para complementar as atividades dos estudantes, que também têm acesso a impressoras 3D nos Faróis do Saber e Inovação”, contou o gerente do Fab Lab, Cleverson Fuzeti.
Vários dos visitantes da Comitiva disseram que só conheciam um fab lab na teoria e lhes chamou a atenção a variedade de possibilidades de criação que o espaço oferta, estimulando a Cultura Maker, do “faça você mesmo”, com diversas aplicações no campo pedagógico.
Com acesso gratuito à população, o Fab Lab Cajuru já contribuiu com mais de 200 projetos propostos pela população, realizados com os equipamentos do local. Desde agosto de 2023, o Fab Lab do Cajuru é mais uma rota do Programa Linhas do Conhecimento, que transforma toda a cidade em uma grande espaço de aprendizagem.
O Fab Lab Cajuru
No espaço de 150m² dentro da Rua da Cidadania do Cajuru estão instalados laboratório de informática, salas para cursos e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.
Gerenciado pela Fundação de Ação Social (FAS), dentro do programa Liceu de Ofícios Inovação, o Fab Lab tem a parceria do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação curitibano, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O conceito do espaço tem a chancela do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e do Center for Bits and Atoms do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).