A organização da Maratona Internacional de Porto Alegre anunciou, nesta quarta-feira (8), o adiamento da 39ª edição do percurso. O evento estava marcado para o dia 15 e 16 de junho, mas, agora, será realizado em 28 e 29 de setembro. O motivo da remarcação são as fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul.
Vale lembrar que, durante as 38 edições anteriores, a Maratona Internacional de Porto Alegre jamais havia sido cancelada. Os participantes que já haviam feito inscrições e não puderem correr na nova data, deverão preencher um formulário com a solicitação de reembolso. O prazo para novas inscrições é 1ª de setembro.
Tragédia no Rio Grande do Sul
O desastre climático que provocou enchentes no Rio Grande do Sul causou, até o momento, o óbito de 100 pessoas e deixou 128 desaparecidos.
Além disso, cerca de 650 mil pessoas estão sem abastecimento de água, de acordo com a Companhia de Riograndense de Saneamento (CORSAN). Há também cerca de 450 mil pessoas sem energia em suas casas.
De acordo com a última medição divulgada nesta quarta-feira (8), o nível do Rio Guaíba, que circunda Porto Alegre e a Região Metropolitana da capital gaúcha, baixou para 5,12 metros. Este é o menor índice registrado desde a tarde do último sábado (4).
Confira, na íntegra, a nota da Maratona Internacional de Porto Alegre
“A Maratona Internacional de Porto Alegre jamais deixou de ser realizada desde a sua existência. Neste 2024, não será diferente. No entanto, em virtude da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, não haverá condições técnicas e emocionais para a realização do evento em junho. Por isso, a Maratona Internacional de Porto Alegre 2024 tem nova data: 28 e 29 de setembro de 2024. A decisão do adiamento foi difícil. Mas não há como ser diferente diante de toda a situação que envolve o estado e Porto Alegre. Porém, a organização do evento está muito consciente de que é a medida mais acertada para que gaúchos e porto-alegrenses possam se restabelecer e fazermos, juntos, a maior edição da história da Maratona Internacional de Porto Alegre. Caso você esteja inscrito e não possa participar do evento em setembro de 2024, acesse o site de inscrições e veja como proceder.”