Nove anos após o confronto histórico entre professores e a Polícia Militar (PM), em uma ação que ficou conhecida como a ‘Batalha do Centro Cívico’, professores e demais servidores da educação estiveram protestando em memória da simbólica data, em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), no bairro Guaíra, em Curitiba, nesta segunda-feira (29). Autoridades políticas também estiveram presentes no ato ocorrido na capital.
Mário Sérgio Ferreira de Souza, professor e membro da diretoria executiva nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), comentou à Banda B a importância da ação. Ele classificou a ação como um ‘massacre àqueles que defendiam os interesses da escola pública’.
Hoje, passado nove anos, o ataque à escola pública piorou nos anos seguintes, em 2016, 2017, 2018 até 2022, de uma maneira afrontosa. Aqui no Paraná, continuamos [enfrentando] até hoje projetos de privatização de escolas públicas. É algo ideológico do atual governo. É importante que a sociedade saiba que o dia 29 foi físico, mas, hoje, nas escolas, há perseguição física, política e pedagógica. (…) Vivemos um momento em que a educação pública precisa que a sociedade se posicione, para que ela volte a ter qualidade referenciada.
Mário Sérgio Ferreira de Souza, professor e membro da diretoria executiva nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) também participou do evento. Ela destacou a necessidade de haver um amplo debate contra ‘os desmontes que a educação tem sofrido neste último período’.
É um momento em que a gente precisa firmar uma educação pública sem violência, mas com qualidade. Sem plataformas, valorizando os professores, valorizando os livros, estudantes e uma formação integral, humana e cidadã, que dê emancipação aos estudantes e os transformem em cidadãos ativos, participativos da sociedade.
Ana Júlia Ribeiro (PT), deputada estadual.
Além da capital, os atos promovidos pela Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato) aconteceram em diferentes cidades do Estado
O histórico 29 de Abril
A ‘Batalha do Centro Cívico’ ocorreu no dia 29 de abril de 2015. Na ocasião, servidores públicos se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Paraná para protestar contra o projeto de lei que alterou o fundo previdenciário. A ação da PM para impedir que o protesto avançasse para a Casa Legislativa contou com uso de mais de 2 mil balas de borracha, cães, mil bombas de efeito moral e deixou 213 pessoas feridas.
29 de Abril: professores e servidores da educação protestam e relembram confronto histórico contra a PM em Curitiba foi publicado primeiro em Banda B.