O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que o partido vai questionar na Justiça o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), veiculado nesse domingo (28), em rede nacional. Segundo Perillo, houve uso indevido da convocação da rede de rádio e TV.
O pronunciamento foi convocado para o presidente fazer um balanço dos seus 18 primeiros meses de governo. Em seu discurso, Lula fez críticas à gestão de seu antecessor Jair Bolsonaro, destacou a aprovação da reforma tributária e voltou a dizer que está compromissado com a responsabilidade fiscal.
Para o PSDB, o tom da fala teve conotação eleitoral. “O presidente usou desse expediente [rede nacional] para fazer propaganda da divisão do país da qual ele é um dos protagonistas e espalhar dados eleitoreiros para subsidiar o discurso de seus candidatos a prefeito e vereador neste ano”, diz Perillo em nota.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) afirmou que o pronunciamento foi uma prestação de contas do governo. Sobre o questionamento judicial, a Secom disse que o governo analisará a ação quando for oficialmente informado.