68% acreditam que o governo do RS tem muita responsabilidade na tragédia
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9) mostra a percepção do público sobre o nível de responsabilidade do poder público na tragédia do Rio Grande do Sul. Para 68% dos entrevistados o governo do Estado tem muita responsabilidade. Por outro lado, 20% acreditam que tem pouca e 12% que não tem nenhuma responsabilidade.
Responsabilidade do governo do RS na tragédia:
- Tem muita responsabilidade: 68%
- Tem pouca responsabilidade: 20%
- Não tem nenhuma responsabilidade: 12%
O levantamento encomendado pela Genial Investimentos ouviu 2.045 pessoas, em 120 municípios, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Sobre o Governo Federal, 59% dos entrevistados afirmam tem muita responsabilidade, 24% pouca e 17% não tem nenhuma responsabilidade.
- Tem muita responsabilidade: 59%
- Tem pouca responsabilidade: 24%
- Não tem nenhuma responsabilidade: 17%
Sobre as prefeituras, 64% disseram que têm muita responsabilidade, 20% pouca e 16% nenhuma.
- Tem muita responsabilidade: 64%
- Tem pouca responsabilidade: 20%
- Não tem nenhuma responsabilidade: 16%
“Momentos como esse que o Brasil está vivendo, de grande comoção, são raros na História e são decisivos no futuro de governos”, explica o diretor da Quaest, Felipe Nunes.
“Observamos uma oportunidade de ouro. Se o Governo Federal, por exemplo levar a sério o seu lema, aplicar a união do Brasil e reconstruir o Rio Grande do Sul, vejo uma grande oportunidade de o governo falar com os 20%, que são a diferença entre os que avaliam positivamente a ação do governo federal no RS e os que avaliam o governo como positivo em pesquisa que divulgamos na quarta-feira (8)“.
Para 70% dos entrevistados, os investimentos em infraestrutura poderiam ter contribuído para evitar a tragédia enquanto 30% afirmaram que ela era inevitável.
Atuação das autoridades na tragédia
A pesquisa também perguntou aos entrevistados como avaliam a atuação das autoridades no enfrentamento da tragédia. 54% consideram a atuação do Governo do RS como positiva, 26% consideram regular e 20% negativa.
- Positiva: 54%
- Regular: 26%
- Negativa: 20%
Sobre a atuação do Governo Federal, 53% avaliam ser positiva, 24% regular e 23% negativa.
- Positiva: 53%
- Regular: 24%
- Negativa: 23%
A atuação da prefeitura de Porto Alegre é considerada positiva por 59%, regular por 28% e negativa por 13%.
- Positiva: 59%
- Regular: 28%
- Negativa: 13%