O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), desta sexta-feira (07/06), recebe a chefe na Seção de Gerenciamento de Dados Partidários no Tribunal Regional do Ceará (TRE/CE), Adriana Alcântara, para falar sobre sua obra lançada recentemente: “Os partidos políticos como instrumentos de exclusão das mulheres na arena política”. A exibição na TV acontece às 19h30, com transmissão também pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz) às 22h.
A autora Adriana Soares Alcântara lançou o livro, publicado pela editora Lumen Juris, na última quinta-feira (06/06), na Livraria Leitura do Shopping Riomar Fortaleza. A temática também serviu como base para a tese do seu doutorado. Roberta Laena, professora doutora e analista judiciária do TRE-CE, fez o prefácio e a apresentação da obra.
ENTREVISTADA
Doutora em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com área de concentração em Ciência Política e pesquisa na linha Estado, Adriana Alcântara integra o grupo de pesquisa Democracia, Partidos e Políticas Públicas da Uece e a Comissão de Participação Feminina do TRE/CE.
Além disso, a entrevistada tem especializações em Direito e Processo Eleitoral (Esmec) e Direito Processual Civil (Unifor). Exerce o cargo de técnica judiciário no TRE/CE desde o ano de 1991. Entre suas atividades no TRE/CE estão a assessoria jurídica à Procuradoria Regional Eleitoral e aos juízes do Pleno de Julgamento no período de 2008 a 2016. Desde março de 2017, ocupa a chefia na Seção de Gerenciamento de Dados Partidários no TRE/CE.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na TV Assembleia. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães