A movimentação de cargas ferroviárias cresceu em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2024. Entre os meses de janeiro e março foram registrados 1,7 milhão de toneladas de produtos transportados, o que representa um acréscimo de 10,8% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados foram apurados pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O desempenho das concessionárias que atuam em Santa Catarina ficou ligeiramente acima da média nacional, que foi 10,6% maior em comparação com o primeiro trimestre de 2023.
“É um resultado importante e motivador para o restante do ano. Nestes primeiros meses de 2024 o setor está dobrando o desempenho médio que teve durante todo o ano de 2023 e dessa forma fica o desafio e a expectativa para que estes índices se mantenham até o final”, afirma o secretário Beto Martins.
Pela Rumo Logística, concessionária da Malha Sul, foram movimentadas 989 mil toneladas de cargas. Pela Ferrovia Tereza Cristina, foram movimentadas 757 mil toneladas.
A movimentação nos 763 quilômetros de malha ferroviária em operação corresponde a 1,45% da movimentação nacional que foi de 119,6 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2024.