José Paulo da Rosa deixou nesta segunda-feira (20) a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre. Ele ocupava o cargo há menos de um ano e havia assumido em meio a uma série de denúncias de que materiais pedagógicos estavam acumulados, sem uso, em depósitos e escolas de Porto Alegre. Ele substituiu Sônia da Rosa, que deixou a secretaria em junho do ano passado e, em janeiro, foi presa na Operação Capa Dura, deflagrada para investigar o conluio de empresários para garantir contratos de compras de materiais didáticos pela Prefeitura.
Com a saída de José Paulo, o secretário adjunto, o advogado Mauricio Cunha, assume interinamente o comando da pasta. Cunha já foi indicado a diferentes cargos públicos na Capital. Até o ano passado, ele era presidente da Companhia Carris, uma das operadoras do transporte coletivo na Capital, vendida pelo governo Melo à Empresa de Transporte Coletivo Viamão em outubro.
Na gestão de José Fortunati, da qual Melo era vice, o advogado ocupou o cargo de diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).
Segundo nota divulgada pela Prefeitura, José Paulo da Rosa irá liderar a reitoria da Feevale, em Novo Hamburgo.