Marcelo d’Agosto – CBN Dinheiro CBN
Your browser doesn’t support HTML5 audio
Um ouvinte pergunta a Marcelo D’Agosto se o Tesouro Selic 2029 perdeu valor nesta semana e por qual motivo. O analista explica que o Tesouro Selic 2029 continua rendendo bem, “menos do que no começo do ano, porque o Banco Central reduziu a Selic. Mas perda de valor, não teve.”
É interessante a sua percepção, porque eu fui até conferir as contas e não teve queda de valor do Tesouro Selic. Nem do título que vence em 2029 e nem de qualquer outro vencimento.
Só para explicar, o Tesouro Selic é um investimento que vai sendo corrigido pela taxa Selic diária. O Banco Central divulga a taxa anual, que hoje é de 10,5% ao ano. Essa taxa é transformada numa taxa diária. E aí, todo dia, o valor da aplicação no Tesouro Selic vai sendo corrigido por essa taxa diária, que é pequena. Hoje é de 0,04% ao dia, arredondando. Essa taxa diária era um pouco maior no início do ano porque a taxa Selic era maior – estava 11,75% ao ano.
Agora, o Tesouro Selic pode até perder valor. Se tiver uma turbulência muito grande no mercado, as pessoas podem querer se desfazer do título a qualquer preço. E inclusive aceitar vender com uma perda em relação a um valor que tinham comprado anteriormente. Mas é um evento raro.
A maior confusão dessa semana foi a substituição do presidente da Petrobras, mas que não impactou o Tesouro Selic. Impactou outros títulos do Tesouro – prefixado e atrelado ao IPCA.
O Tesouro Selic 2029 continua rendendo bem. Menos do que no começo do ano porque o Banco Central reduziu a Selic. Mas, perda de valor, não teve.
Mais recente
Próxima
Processo para eleger Magda Chambriard presidente da Petrobras deve levar até 15 dias; saiba como será