A expulsão da nadadora Ana Carolina Vieira das competições olímpicas ocorreu depois de uma ríspida discussão dela com a comissão técnica. O motivo da briga teria sido a decisão de retirar a nadadora Maria Fernanda Costa, a Mafê, da equipe que disputaria os 4 x 200 m livre, em que há revezamento dos atletas.
A comissão determinou que Mafê Costa se dedicasse a suas competições individuais, onde a chance de medalha seriam maiores.
A expulsão de Ana Carolina foi anunciada na manhã deste domingo (28) pelo COB. Segundo a entidade, a atleta deixou a Vila Olímpica sem autorização junto com o namorado, o também nadador Gabriel Santos, na noite da última sexta-feira (26). Ela foi expulsa, e ele, advertido.
“Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da seleção brasileira de natação“, diz o comunicado divulgado pelo COB na manhã deste domingo (28). Ela retornará ao Brasil imediatamente.
“A pessoa deve sempre se portar com respeito, educação e essas coisas não aconteceram”, disse em entrevista coletiva o chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka.
“Não viemos para passeio, de férias, para brincar, viemos trabalhar pelo Brasil”, completou o cartola.
Não viemos para passeio, de férias, para brincar, viemos trabalhar pelo Brasil
A decisão sobre Mafê tinha lógica. Neste domingo (28), a nadadora conseguiu a vaga para a semifinal dos 200 m livre nas Olimpíadas de Paris. Mafê fez o oitavo melhor tempo da classificatória nadando em 1m56s65. Se fizer boa prova na semi, a nadadora conseguirá mais um feito inédito em Paris: a classificação do Brasil para a final desta prova.
Ana Carolina, no entanto, teria ficado inconformada com a perda da colega mais competitiva da equipe no revezamento, e se rebelou.
Segundo um profissional que acompanha a rotina na Vila Olímpica ouvido pela reportagem, foi uma discussão feia, “com gritos e dedo na cara”.
Briga
Essa não é a primeira polêmica que envolve o nome da nadadora Ana Carolina Vieira. Ela já teria brigado com outra atleta.
As duas são do Esporte Clube Pinheiros e disputavam o Troféu Brasil de Natação, em 2023, em Recife. Elas se envolveram em uma discussão quando recebiam as medalhas. Depois de provocações mútuas, houve agressão física entre as duas.
O caso foi parar na delegacia e, depois, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Casal punido
Nas redes sociais, Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos costumam publicar mensagens celebrando o namoro. Uma delas foi postada no dia 14 de fevereiro, data em que é comemorado o Dia dos Namorados (“Valentine´s Day”) nos Estados Unidos.
Ambos treinam e competem pelo Pinheiros, em São Paulo. Procurado, o clube disse que só se manifestaria após a entrevista coletiva do COB.
Ana Carolina representaria o Brasil nas provas de revezamento 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley misto. Já Santos deve nadar o revezamento 4 x 100 m livre.