A Defesa Civil de Santa Catarina informou a possibilidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, enfrentar uma enchente neste fim de semana. O comunicado fez a prefeitura mobilizar as secretarias para atuação caso as projeções se confirmem. O município também emitiu um alerta aos moradores que residem nas áreas mais baixas, suscetíveis a alagamentos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
De acordo com o governo do Estado, o nível do Rio Itajaí-Açu, que corta a cidade de Rio do Sul, pode alcançar de 6 a 8,5 metros entre sexta-feira (3) e sábado (4). De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Renato Abreu, quando a água chega a 7,5 metros já começa a inundar áreas nos bairros Bela Aliança, Taboão e Fundo Canoas, afetando imóveis e ruas.
Nesta manhã, o nível do Itajaí-Açu em Rio do Sul estava em 3,5 metros. A projeção aponta para acumulados de chuva entre 70 e 150 milímetros. Se a precipitação ocorrer de forma centralizada e em um curto intervalo de tempo, isso pode elevar o nível rapidamente, explica Abreu.
Governo bate o martelo sobre data para começar obra contra enchentes em Rio do Sul
Continua depois da publicidade
A prefeitura pediu que moradores de áreas que podem ser atingidas quando o rio chega 7 metros mantenham a atenção e tenham um planejamento de retirada de pertences buscar abrigo em segurança. O município reforçou ainda o cuidado em relação a possíveis deslizamentos de terra em caso de chuva forte ou persistente.
As informações sobre nível do rio, das barragens, cota de inundação por rua podem ser encontradas no site da Defesa Civil de Rio do Sul.
Vale lembrar que só no ano passado Rio do Sul registrou sete enchentes. Cidades na região do Alto Vale como Taió, por exemplo, tiveram as piores cheias da história — superando os eventos extremos de 1983, quando Santa Catarina ficou debaixo d’água. Por conta dos estragos causados entre outubro e novembro, sete municípios catarinenses receberão casas para moradores atingidos por enchentes.
Leia a nota completa da prefeitura de Rio do Sul
A Defesa Civil de Rio do Sul segue acompanhando os boletins meteorológicos emitidos pelo Governo de Santa Catarina e manterá as equipes de prontidão caso seja necessário atuar em alguma área específica em decorrência do aumento do nível do rio Itajaí-Açu, ou de seus afluentes, na cidade, nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Com base na previsão emitida pela Defesa Civil Estadual, a chuva prevista para esta sexta-feira e sábado (3 e 4), tem níveis que podem variar entre 70 e 150 milímetros na região do Alto Vale do Itajaí. Isso poderia causar a elevação do nível do rio entre os níveis de seis metros a até oito metros e meio, o que já seria um caso de enchente na capital do Alto Vale, quando o nível ultrapassa os sete metros.
Moradores de áreas que podem ser atingidas por este nível precisam manter a atenção e ter um planejamento de retirada de pertences e a busca de abrigo em segurança. É importante ainda o cuidado com relação a possíveis deslizamentos de terra em caso de chuva forte ou persistente.
A Defesa Civil reunirá uma equipe da prefeitura de Rio do Sul na tarde desta sexta-feira (3) para organização interna dos serviços do final de semana, de acordo com as expectativas demonstradas pelo Estado.
Leia mais
Vítima de acidente a caminho do trabalho era funcionária de hospital em Rio do Sul
Gigante do e-commerce em SC sofre derrota judicial e continua proibida de vender
Blumenau inicia campanha para ajudar atingidos por enchentes no Rio Grande do Sul