Empresa paulista disponibiliza 18 equipamentos para escoar água; os primeiros a chegar foram transportados pela FAB, do governo Lula
Bombas de água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), do governo do Estado, chefiado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), começaram a chegar ao Rio Grande do Sul na 6ª feira (17.mai.2024). Os equipamentos devem auxiliar no escoamento das enchentes e foram levados em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), ligada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio do Ministério da Defesa.
Neste sábado (18.mai), 8 das 18 bombas disponibilizadas serão usadas em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Cerca de 70.000 casas estão alagadas. O município registrou 21 das 154 mortes confirmadas pela Defesa Civil até as 18h de 6ª feira (17.mai).
Segundo a Sabesp, cada um dos equipamentos tem a capacidade de movimentar 1.000 litros de água por segundo. As bombas serão operadas por mais de 50 funcionários da companhia paulista e já foram usadas durante a crise hídrica de São Paulo de 2014 a 2015.
Assista (1min15s):
O secretário de Obras de Canoas, Guido Bamberg, disse em entrevista a jornalistas que os equipamentos ajudarão a aumentar a vazão da água represada.
“Estamos iniciando no bairro Rio Branco a instalação das duas primeiras motobombas que vão fazer a drenagem da água concentrada nos bairros Rio Branco e Fátima. Nós temos nesses 2 bairros 30 milhões de litros de água. Ela está saindo por gravidade pela ruptura do dique, mas ela precisa ser bombeada para que efetivamente escoe a água”, disse.
As outras 14 motobombas emprestadas ao Estado serão transportadas em caminhões, que partirão neste sábado (18.mai) de Barueri, na Grande São Paulo.
Veja imagens compartilhadas pela Sabesp:
Na Sabesp, estamos agindo para minimizar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. Foram destinados 18 conjuntos de bombas de alta capacidade para ações de macrodrenagem nas áreas afetadas. pic.twitter.com/y4d0gkksp8
— Sabesp (@sabesp) May 17, 2024
EXÉRCITO
Em nota enviada ao Poder360, o Exército afirmou que começou neste sábado (18.mai) o transporte de 14 bombas de água da Sabesp ao Rio Grande do Sul. Sete carretas são responsáveis por levar os equipamentos de Barueri até Canoas.
A viagem durará 3 dias.
Eis a íntegra da nota:
“Exército transporta bombas de macrodrenagem de SP para o RS
“São Paulo – O Exército Brasileiro, destacado pela prontidão logística, está empregando viaturas de transporte especializado em blindados para deslocar 14 bombas de macrodrenagem da Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, para o estado do Rio Grande do Sul.
“As bombas serão empregadas por técnicos da SABESP conforme planejamento da Defesa Civil do RS.
“No total, 7 carretas de organizações militares do Comando Militar do Sudeste e do Comando Militar do Sul irão levar os equipamentos percorrendo cerca de 1200 km em 3 dias de viagem, de Barueri/SP até a cidade de Canoas/SP.
“Essa logística de transporte de materiais permite ações que ajudam a população a, progressivamente, enfrentar a situação de calamidade e retornar às atividades cotidianas.”
Leia mais: