Que dados o INSS usa para realizar a prova de vida? São utilizadas as seguintes interações do cidadão para a comprovação:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro;
- Em bancos quando contratado empréstimo consignado desde que efetuado por reconhecimento biométrico ou mesmo no saque de benefícios quando realizado por identificação biométrica;
- Durante atendimentos quando o segurado comparecer nas agências do INSS para realizar algum serviço de seu interesse ou quando feita perícia médica (por telemedicina ou presencialmente);
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico) quando for efetuada pelo responsável pelo grupo familiar;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico.
São base de dados que estão em fase de testes para serem utilizadas como comprovação de vida: vacinação, cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública, votação nas eleições, emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho; alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico, além de declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.
Como o INSS faz a prova de vida com batimentos de dados? O INSS recebe dados de bases governamentais e de entidades parceiras e utilizará esses dados para comprovação de vida dos beneficiários.
Por exemplo: quando o cidadão comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua cidade para obter um benefício social, como Vale Gás, Armazém da Família; Bolsa Família; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Minha Casa Minha Vida; Comida Boa; Carteira do Idoso. Ao receber essa informação, o INSS terá o indicativo de vida do beneficiário e este servirá para compor uma base de dados sobre a pessoa.
Essa base de dados reunirá diversas interações da pessoa com entes públicos ou privados. Quando as interações ao longo do ano registradas nas bases de dados parceiras forem suficientes, o sistema considerará a prova de vida realizada, garantindo a manutenção do benefício até o próximo ciclo.