Secretaria de Educação
Uma das partes mais esperadas da festa, a Entrada dos Palmitos, contará com a participação das escolas municipais e da Secretaria de Educação
A participação das escolas municipais nessa festividade tão significativa demonstra o compromisso comunitário e a valorização de nossas tradições. (Divulgação/PMMC)
A tradição e a cultura se encontram mais uma vez na Festa do Divino Espírito Santo de 2024, um evento que celebra 411 anos de história em Mogi das Cruzes. Neste ano, a Secretaria de Educação e as escolas municipais têm um papel importante na programação, contribuindo com ações que fortalecem os laços comunitários e enaltecem nossas raízes culturais. A Pasta estará em atividades importantes neste final de semana, na Entrada dos Palmitos e na confecção dos tradicionais tapetes ornamentais.
“A gestão do prefeito Caio Cunha é a que mais colabora com a Festa do Divino em Mogi das Cruzes. A presença das escolas municipais em dois dos principais eventos da festa comprova que a Secretaria de Educação se preocupa não apenas com a formação de cidadãos, mas também com a formação de mogianos. Queremos que as nossas crianças conheçam desde já a rica cultura da nossa cidade. Isso é muito importante”, declarou a secretária de Educação, Marilu Beranger.
Além disso, as escolas também se envolveram na confecção de flores de papel, especialmente nas cores branca e vermelha, e em menor número, nas cores amarela, laranja e dourada. Essas flores estarão nos carros de boi, que serão decorados no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos (Vila Mogilar), nesta sexta-feira (17/05), às 19h. Escolas da rede municipal também participaram da doação de alimentos.
Uma das partes mais esperadas da festa, a Entrada dos Palmitos, contará com a participação das escolas municipais e da Secretaria de Educação junto aos carros de boi, acompanhando o cortejo. Esse momento, realizado no sábado (18/05), véspera de Pentecostes, é um símbolo de gratidão pela colheita e pela fartura, e as crianças das escolas participarão ativamente desse cortejo, trazendo ainda mais alegria e colorido à celebração.
Os tapetes ornamentais, uma tradicional forma de arte popular ligada à Festa do Divino Espírito Santo, também receberão o apoio das escolas municipais. Vinte voluntários, incluindo membros da Secretaria de Educação, irão colaborar na criação desses belos desenhos que enfeitam as ruas da região próxima à Catedral, por onde a procissão passará no Domingo de Pentecostes (19/05).
A participação das escolas municipais nessa festividade tão significativa demonstra o compromisso comunitário e a valorização de nossas tradições. No dia 15, foi servido o afogado, prato típico da festa aos mais de 47 mil alunos da rede municipal. Ao todo, 130 pessoas, entre alunos e educadores, estarão envolvidas nas atividades deste final de semana, celebrando juntos a riqueza cultural de Mogi das Cruzes.
Dos 12 carros de boi que desfilarão durante a festa, 2 são da Secretaria de Educação e 10 são das escolas municipais, incluindo o CEIM Dr. Luiz Carlos Bacci (Creche Nossa Senhora do Carmo III), as três unidades do CEIC Madre Esperança de Jesus, Creche São José Operário, EM Coronel Almeida, EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda e EM Profª Cleonice Feliciano.
Cultura e Fundo Social
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo outras ações durante o período da Festa. A Secretaria Municipal de Cultura, em apoio a realização da Festa do Divino, promove as exposições com a temática religiosa “Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – Professora Amália Thereza Manna de Deus” (Museu Guiomar Pinheiro Franco retoma funcionamento com mostra da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes) e “Cores da Fé” (Exposição), além da Oficina Divineira (Oficina Divineira comercializa artesanatos exclusivos na quermesse da Festa do Divino), com a comercialização de artesanatos diversos durante a quermesse da festividade.
A administração também se faz presente com duas tendas do Fundo Social de Mogi das Cruzes, sendo uma destinada à arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos e a outra que fará a venda de paella caipira, como forma de arrecadação de recursos (Fundo Social de Mogi das Cruzes terá duas tendas na quermesse da Festa do Divino 2024).