O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para possibilidade de chuva intensa em 12 cidades do Rio Grande Sul até a tarde deste domingo (19). A possibilidade de mais chuva chega no mesmo dia em que o nível do lago Guaíba retomou a descida, principalmente durante a madrugada. Além disso, o trabalho da polícia contra a criminalidade em meio à tragédia, que já matou 155 pessoas, continua.
Desde o começo da enchente, as forças de segurança do Rio Grande do Sul prenderam 130 pessoas por crimes cometidos em meio à tragédia: 48 foram por crimes patrimoniais (roubos e furtos). Outras 49 pessoas foram detidas em abrigos. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A Polícia Civil faz, de forma ininterrupta, o patrulhamento fluvial em áreas alagadas de Porto Alegre com o objetivo de combater os crimes patrimoniais.
O Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) vêm efetuando rondas nos bairros Humaitá, 4º Distrito, Centro Histórico, Farrapos, Navegantes e Guarujá.
O Departamento de Polícia do Interior (DPI), está realizando policiamento fluvial em áreas alagadas dos municípios de Guaíba e de Rio Grande.
Limpeza
Com a redução no nível da água do Guaíba, um novo exército entra em operação. São centenas de homens e mulheres com uma única missão: retirar das ruas toneladas de lixo e de lama.
Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), 3.500 pessoas estão envolvidas no trabalho de limpeza e recuperação da cidade. Do dia 6 de maio para cá, somente onde não estava alagado, já foram recolhidas 910 toneladas. Esse número vai aumentar muito conforme as ruas forem secando. Nesta primeira etapa, estão sendo utilizados 300 veículos pesados, incluindo retroescavadeiras, pás carregadeiras e caminhões basculantes. Mas o trabalho principal, como varrição e raspagem das ruas, retirando manualmente a lama que se acumulou, é feito pelos garis.
“Temos 3.500 garis trabalhando em três turnos e um maquinário muito pesado sendo usado na remoção dos resíduos”, explicou o diretor-geral da DMLU.
Veja cidades que podem ter chuva intensa:
- Arroio Grande
- Camaquã
- Capão do Leão
- Chuí
- Mostardas
- Pelotas
- Rio Grande
- Santa Vitória do Palmar
- São José do Norte
- São Lourenço do Sul
- Tavares
- Turuçu