A Samsung realizou um webinar na noite desta quarta-feira (8), com o objetivo de ressaltar a importância da inovação em projetos de educação, ao exibir vencedores recentes do seu programa Solve for Tomorrow.
O Diretor de Cidadania Corporativa e ESG da Samsung para América Latina, Helvio Kanamaru, participou da videoconferência e ressaltou alguns dos objetivos da iniciativa da empresa.
Entre elas, estão realizar práticas pedagógicas de professores, captar as ideias brilhantes para compartilhar com outros docentes, otimizar a proposta de ensino e reconhecer o trabalho do professor.
Os três projetos vencedores presentes no webinar incluem a vencedora brasileira de 2021. Criado pela professora Bárbara Daniela Guedes Rodrigues, o “TESLA: Tecnologia Escolar Sustentável Ligada ao Arduíno” colocava os jovens com aprendizados de biologia e química, a fim de transformar a sobra de alimentos do refeitório em biogás.
Outra iniciativa mostrada foi do vencedor de 2023 do México, Jesus Alberto Ramirez Bañuelos. O professor liderou jovens na criação de aplicativo escolar para facilitar o uso do transporte público. Com o nome de “¿En cuanto llega?”, a iniciativa explorou conhecimentos em linguagem de programação para exibir em tempo real o status das vias.
Para completar, o projeto ganhador de 2023 do Chile, com o nome “Seekers of Silence”, foi desenvolvido pelo Colegio Esperanza de Quilpué e representado pelo professor Carlos Felipe Zuleta Alfaro. Ele gerou um dispositivo que monitora a poluição sonora, com a finalidade de reduzir o desconforto e dificuldades de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista.
O Solve for Tomorrow Brasil tem inscrições abertas para a sua 11ª edição. Professores e alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil podem realizar o cadastro até o dia 10 de julho, com projetos criados por meio da metodologia STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A inscrição deve ser feita de maneira exclusiva pelo site oficial.
E aí, qual é a sua avaliação sobre os projetos vencedores do passado no Solve for Tomorrow da Samsung? Você pretende participar desta edição do programa? Diga para a gente!