Quem nunca recebeu um convite para o casamento de um conhecido e, mesmo com o dress code especificado, não sabia o que vestir? A verdade é que, realmente, todas essas nomenclaturas — esporte fino, social, passeio completo, e etc. – podem, sim, gerar confusão. Mas aqui em Marie Claire, nossa missão é te ajudar de vez! Por isso, falamos com a estilista de noivas Eduarda Galvani para responder algumas questões e ajudar a desmistificar o dress code de casamentos. Afinal, respeitar a formalidade da ocasião também significa respeitar esse marco tão importante na vida dos noivos.
Então, sem mais pânico na hora que um convite chegar em casa!
+ Casamentos: 18 vestidos de alta-costura para inspirar seu look
Quais são e o que significa cada traje?
Existem cinco principais tipos de trajes que costumam ser pedidos para convidados de casamentos, cada um atende a um nível diferente de formalidade. Aqui estão eles, de menos para mais formal:
- Esporte ou Esporte Casual: esse é o mais casual e abre maior espaço para interpretações e liberdade de escolha, além de ser o mais comum para eventos diurnos e ao ar livre. Mas nada de levar o “esportivo” ao pé da letra. Aqui, a melhor opção é optar por vestidos leves, saias e blusas confortáveis.
- Esporte Fino, Passeio ou Alto Esporte: esse dress code é comum em coquetéis, eventos e festas menos rígidas, mas que exigem um nível um pouco maior de sofisticação. Por isso, tecidos refinados e bons cortes são o ideal. Aposte em vestidos estruturados, calças de alfaiataria e blazers.
- Social Completo ou Passeio Completo: um dos mais comuns em eventos como casamentos e formaturas, por exemplo, este traje pede maior elegância. Aqui, o ideal são vestidos longos com tecidos de festa ou os midi e na altura do joelho, também conhecidos como “cocktail dresses”.
- Black-Tie: é super formal e sofisticado. Nessas ocasiões, é importante escolher vestidos longos de gala e saltos finos, além de caprichar nos acessórios.
- White-Tie: é bastante raro e só aparece nos eventos de mais alta formalidade. Um degrau acima do Black-Tie, o White-Tie pede vestidos de gala elaborados e até o chão, sem exceções, jóias e bolsas clutches luxuosas e sofisticadas.
Quando posso usar vestidos curtos?
Quando o traje da festa for esporte ou esporte fino, os vestidos curtos estão liberados. Porém, atenção: é importante escolher bem o tecido e a modelagem do vestido, além de complementar o look com acessórios bonitos e elegantes, além do penteado e maquiagem, para deixar tudo bastante adequado ao evento, já que peças curtas, por si só, têm uma pegada mais casual.
+ Cabelos: Penteados para casamento em cabelos cacheados e crespos: 15 sugestões para inspirar
Já quando o evento pedir traje social, pense duas vezes antes de apostar em um vestido curto, é preferível evitá-los. Em eventos Black e White-Tie, então, já fique ligada: eles não serão os mais vistos na festa.
Outros sinais vermelhos
Além dos vestidos curtos em certas ocasiões, existem outras peças que você deve prestar atenção e evitar para respeitar a formalidade da festa. Peças muito informais e casuais, por exemplo, são mais adequadas para o dia a dia: tênis, calças jeans, camisetas…
Também existe a “proibição” mais famosa dos casamentos: a roupas muito claras, que se aproximam do branco, como rosas, azuis e amarelos muito claros e até alguns tons de bege. Cores muito chamativas e gritantes também devem ser evitadas.
“O dia e o momento são dos anfitriões, opte por estar dentro do dress code, mas com certa preocupação em ser coadjuvante”, opina Eduarda Galvani.
Tudo isso, claro, levando em conta a escolha dos noivos e a sua liberdade para se vestir. Se você achar que algum modelo ou cor de vestido pode destoar do esperado pelo casal (os noivos podem ter pensado nas fotos da cerimônia, por exemplo, e como cada convidado vai sair nelas), converse com eles. Também coloque na equação se você já tem o vestido e quer repetir, se vai pedir emprestado, em que condições climáticas será realizado o evento. Isso conta para você definir qual vai ser o seu look.
Sou noiva. Como escolher o dress code do meu casamento?
Em primeiro lugar, é importante escolher como você quer que seja seu casamento: despojado e casual ou glamouroso e sofisticado? Se a resposta é a primeira opção, um casamento diurno pode ser uma boa, assim, Esporte ou Esporte Fino são os melhores trajes. Se é a segunda opção, provavelmente sua festa será noturna e trajes como social completo ou, até, black-tie são o que você deseja.
Além disso, leve em consideração onde será sua festa, como vai ser a decoração, qual seu estilo favorito e, claro, seus gostos pessoais e suas expectativas para o grande dia.
Afinal, por que tanta confusão em torno desse assunto?
Entender cada tipo de traje e o dress code da festa para que você foi convidado gera dúvidas por diversos motivos. Em primeiro lugar, claro, há a desinformação e as contradições sobre cada traje em diferentes lugares.
Isso se junta ao segundo ponto que é o fato de cada traje ter diferentes nomes: esporte Fino, passeio e alto esporte se referem à mesma coisa, mas muitas vezes as informações se confundem e acabam criando distinções que não existem.
Além disso, existem muitas variáveis quando se trata de roupa de festa. Os acessórios, a qualidade do tecido, a presença ou não de estampa… o que é formal para um pode não ser para outro, e isso acaba gerando confusão.
Para Galvani, no entanto, a tendência é que os casamentos se tornem cada vez mais flexíveis, modernos e informais. Assim como a sociedade se abre para as mudanças, diferentes tradições e maior aceitação da individualidade, isso também está sendo visto no mercado de casamentos.