O projeto Esporte na Cidade, realizado pela ONG De Peito Aberto, fortalece laços familiares entre mãe e filha, além de promover a inclusão através da prática esportiva; em mais de uma década de atuação já beneficiou mais de 5 mil jovens no Pará.
Em pouco mais de 14 anos de atuação em comunidades da região da região amazônica, o projeto social Esporte na Cidade, promovido e realizado pela instituição social De Peito Aberto, está prestes a completar duas gerações de atletas. Isso porque Lorena Machado Anequino, de 27 anos, que foi aluna do projeto em 2010, atualmente leva a sua filha Luna Sofia, de 9 anos, para participar das atividades de iniciação esportiva no Ginásio Bráulio Nelson da Conceição, em Terra Santa, cidade paraense pertencente à mesorregião do Baixo Amazonas.
Lorena foi mãe aos 18 anos e, na época, teve que parar com as atividades físicas para cuidar da filha. Ao ver Luna presa às telas da televisão e do celular, não pensou duas vezes para incluir a criança no projeto da De Peito Aberto, que a tanto ajudou. “Percebi, que precisava fazer alguma coisa e lembrei da DPA. Fico até emocionada de ver ela toda feliz em vir para o treino”.
Para Lorena, levar Luna ao projeto é mais do que oferecer uma atividade extracurricular, é proporcionar à filha uma oportunidade de vivenciar os mesmos aprendizados e momentos que marcaram sua própria infância. Além disso, Simone Maria Lima Rego, professora do projeto, testemunhou essa relação especial, ensinando não apenas a mãe, mas agora também a filha. Uma prova viva de como o Esporte na Cidade fortalece laços familiares e gerações de atletas.
Na Terra Santa, as aulas do Esporte na Cidade de iniciação esportiva são gratuitas, acontecem todas às terças e quintas no Ginásio Bráulio Nelson da Conceição. E em mais de uma década de atuação, o projeto já beneficiou mais de 5 mil jovens na região
Além do Esporte na Cidade, a instituição tem outros projetos espalhados pelo Brasil realizados via Lei Federal de Incentivo e com o apoio de patrocinadores, como Vallourec, Pirelli, e Grupo CNH. Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que nos próximos anos pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A ONG possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios dos estados que possuem o projeto.
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.